BLOG

Eletromobilidade: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Eletromobilidade, o modelo de transporte movido a motores elétricos abastecidos energeticamente. Indo dos veículos coletivos – como ônibus híbridos, elétricos a bateria e trólebus  – aos individuais – como os carros, essa é uma das tendências do mercado elétrico.

Segundo a pesquisa de 2019, “Análise das emissões brasileiras de Gases de Efeito Estufa e suas implicações para as metas de clima do Brasil”, o setor energético foi o segundo maior emissor de CO2 do país, abrangendo 21%. A principal fonte desse fato? Os transportes.

Por isso, a seguir, veja como a eletromobilidade tem avançado no Brasil e como ela pode contribuir, tanto na descarbonização como no setor de energia.

Veículos elétricos no Brasil

A história brasileira com eletrificados leves – automóveis e comerciais – vem desde 2012. De lá para cá mais de 130 mil veículos a base de energia estão em circulação. Janeiro de 2023, em especial, apresentou um crescimento histórico. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nesse período foram contabilizadas 4.503 novas unidades de veículos leves eletrificados. Isso representa 76% a mais em relação a jan/22 (2.558), e 241% (1.321), em relação a jan/21.

A movimentação do mercado não evidencia só o crescimento do setor, como também a preferência por um modelo específico: o plug-in. Esse é o nome do veículo recarregável por eletropostos ou outras fontes externas de energia. Eles podem ser híbridos (PHEV) ou 100% elétricos (BEV).

Em 2022, as montadoras responsáveis pela maior quantidade de vendas dos plug-in (PHEV e BEV) no Brasil foram BMW, CAOA Chery e Volvo. Para se ter ideia, nesse mesmo ano, os veículos 100% elétricos atingiram a participação recorde de 17% (8.458, sobre 49.245), mais que o dobro do ano anterior.

plugins premium WordPress